O programa Reurb no Município de Codó enfrentou várias denúncias graves, uma delas foi feita pelo presidente da Câmara de Vereadores Antônio Luz, onde o edil usou a tribuna da Câmara de Vereadores, no ano de 2023 e falou que o programa não estava alcançando sua finalidade e que havia várias irregularidades de desvio de conduta administrativa.
Naquela ocasião o presidente da câmara Antônio Luz mesmo fazendo parte da base do atual prefeito na época sugeriu que o Diretor da Reurb fosse se explicar ao parlamento de Codó.
Isso não aconteceu por que o prefeito Zé Francisco na época tinha a maioria na câmara, e essa maioria não aprovou o requerimento para que o diretor do programa fosse se explicar naquela casa legislativa, mais o programa REURB não teve só problemas com a câmara de vereadores, pois a várias ações na justiça contra o Diretor da REURB PEDRO NERES, também o prefeito Zé Francisco por está doando terreno de forma irregular e favorecendo aliados Políticos, e também já ah denúncias no Ministério Público – MP Maranhão.
VERDADE VINDO À TONA
Chegou a nossa redação uma documentação que comprova aquilo que o presidente da Câmara Antônio Luz já havia denunciado, que o programa de regularização fundiária urbana de Codó estava sendo usado forma irregular pelo seu primeiro diretor Mano Ximxim que tomou conta da direção do programa no início da gestão de Zé Francisco, até que o filho do prefeito Pedro Neres crescesse o olho e tirou a direção do programa do mesmo, ambos usaram o programa para dar títulos de terra pertencente ao município de Codó para aliados de Zé Francisco que não se enquadram no perfil da Reurb, pois para ser contemplado no título de posse de um terreno Reurb, você tem que ter sua residência fixa em um terreno pertencente ao município e que você comprove que mora lá a cima de 5 anos, é o que foi aprovado pela câmara de vereadores de Codó.
Mais os documentos abaixo comprovam que uma área de 6000 Mil Metros Quadrados foi doada para um aliado do prefeito de Codó e autorizado pelo diretor da Reurb Pedro Neres.
Confira os documentos que comprovam a irregularidade:
No documento acima consta que o prefeito e o diretor da Reurb Pedro Neres fizeram a doação de um título definitivo de um terreno de 6000 mil Metros quadrados pertencente a prefeitura de Codó, para o ex secretário de esporte Darlan Paz que teve como candidato a vereador apoiando pelo prefeito Zé Francisco seu Irmão o Superintendente da Trizidela Orlando Paz.
As informações que chegam no decorrer desta reportagem é que Darlan Paz está loteando essa área que pertence ao município de Codó legalmente e vendendo lotes por um preço alto. (FICA UM PERGUNTA NO AR: PARA ONDE ESTÁ INDO ESSE DINHEIRO E COM QUE ESTÁ SENDO DIVIDIDO?)
É necessário destacar que tal ato de irregularidade comprovam que o prefeito Zé Francisco e o diretor da Reurb Pedro Neres trabalharam exaustivamente na delapidação do Patrimônio Público de Codó.
É necessário afirmar que este não é um caso isolado, recebemos mais documentação de outros terrenos que pertence ao município de Codó que foram entregues irregularmente pelo diretor da Reurb Pedro Neres para amiguinhos e aliados políticos de seu pai o prefeito Zé Francisco.
Cabe agora a Câmara de Vereadores de Codó restituir o patrimônio público municipal, também ao Ministério Público o MP-Maranhão que no uso de sua atribuições legais, irá prezar por defender o direto da coletividade.
O prefeito Zé Francisco e seu filho Pedro Neres, estão passivos a responder pelo crime de peculato previsto no Código Penal – Decreto-Lei n° 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Art. 312 – Apropriar-se o funcionário publico de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio: Pena – reclusão, de dois a doze anos, e multa.
ISSO É SÓ A PONTA DO ICEBERGS DO MAR DE INDÍCIOS DE DELAPIDAÇÃO DO PATRIMÔNIO PUBLICO ENRIQUECIMENTO ILÍCITO, APROPRIAÇÃO INDÉBITA, ONDE ZÉ FRANCISCO E PEDRO NERES E ALGUNS SECRETÁRIOS E DIRETORES DE SUA GESTÃO E EMPRESÁRIO LIGADOS À ZÉ FRANCISCO ESTÃO METIDOS, QUEM VIVER VERÁ, POIS APARTIR DO DIA 1 DE JANEIRO DE 2025, A POPULAÇÃO DE CODÓ E DO MARANHÃO TERÃO ACESSO AS LOUCURAS ADMINISTRATIVAS POR ESSES ESFOMEADOS PELO ERÁRIO PÚBLICO.
Com Informações: https://blogdoitalosousa.com.br
Categoria: Notícias