As vagas são para as áreas de Matemática e Língua Portuguesa
Professor de matemática do SESI em aula (Foto: Divulgação)
O Serviço Social da Indústria do Maranhão (SESI-MA) está com inscrições abertas, até o dia 1º de julho, para o Processo Seletivo 18/2026, destinado ao preenchimento de duas vagas para atuação em São Luís. As oportunidades são para os cargos de Professor de Educação Infantil/Fundamental – Matemática e Professor de Ensino Médio – Língua Portuguesa.
O cargo de Professor de Educação Infantil/Fundamental – Matemática exige licenciatura em Matemática, com remuneração de R$ 25,46 por hora. Já para a vaga de Professor de Ensino Médio – Língua Portuguesa, os candidatos devem possuir licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa, com remuneração de R$ 36,30/hora. As oportunidades também exigem experiência mínima de seis meses na área de atuação e conhecimentos básicos de Informática.
As vagas são para contratação por prazo indeterminado, com carga horária de até 180 horas mensais. Além do salário, os profissionais terão benefícios como auxílio-alimentação, plano de assistência médica, seguro de vida e vale-transporte.
O processo seletivo será composto por três etapas: análise documental, prova prática em formato de microaula e entrevista presencial. As inscrições devem ser realizadas até 1º de julho, exclusivamente pelo site do Instituto Euvaldo Lodi, responsável pela execução do processo. O edital do Processo Seletivo 18/2026 completo, com requisitos, etapas de avaliação, critérios de classificação e cronograma detalhado, está disponível no portal do IEL.
A Colisão dos Destinos” é um documentário impactante que desvenda a trajetória extraordinária de Jair Messias Bolsonaro, desde sua infância até se tornar o trigésimo oitavo Presidente do Brasil, através das perspectivas íntimas de familiares e amigos próximos. Este filme de 70 minutos mergulha nas camadas profundas da vida privada de Bolsonaro, desafiando as narrativas convencionais e revelando ângulos inexplorados pela mídia tradicional.
Ao invés de focar apenas nas manchetes e superficialidades, “A Colisão dos
Destinos” convida os espectadores a entenderem as raízes pessoais e os eventos cruciais que determinaram a jornada deste líder controverso. Com um olhar de humanização e contextualização, o documentário busca equilibrar a distorcida imagem pública com relatos autênticos daqueles que melhor o conhecem. É uma obra que não apenas informa, mas também busca promover uma compreensão mais profunda e empática de um homem cuja vida pessoal influenciou profundamente seu caminho na política nacional.
CONFIRA AS INFORMAÇÕES:
04 de Julho de 2026 às 21:00
Evento presencial em Multicine Cinemas Caxias Shopping Center, Caxias MA
A atriz veterana Vera Fischer e o cantor de rock n’roll Mick Jagger. Fotos: Reprodução Instagram/Montagem Área VIP
Nessa última quinta-feira (25/06), Vera Fischer recorreu às redes sociais e recordou um encontro inusitado. Na ocasião, a atriz publicou uma foto com a socialite Narcisa Tamborindeguy e o cantor norte-americano Mick Jagger.
Vera Fischer conta história inusitada de encontro com Mick Jagger e Narcisa
rock. “Amores, querem rever comigo alguns momentos gloriosos? Hoje resolvi abrir o baú de fotos… uma noite especial, em 1998. A família Monteiro de Carvalho ofereceu um jantar para ninguém menos que Mick Jagger (…).“, disse logo a princípio.
Na sequência, Fischer recordou: “Conversamos bastante durante a noite e, em um momento, criei coragem para fazer um pedido: ‘Mick, você canta uma música só para mim?’ Ele sorriu e respondeu na hora: ‘Aceito… desde que você encene uma cena só para mim!’. Pensei na hora: ‘Ah, vou recitar um trecho da Lady Makbeth de Shakespeare (fiz no teatro), mas? desisti. No fim, eu não encenei e ele não cantou.“, detalhou.
Apesar disso, a veterana garantiu logo depois: “Mas a conversa valeu cada minuto e virou uma lembrança daquelas que atravessam o túnel do tempo.“, escreveu por fim na legenda.
A abertura oficial do tradicional São João de Caxias “É Bão, Mas em Caxias é Bão Demais”, prevista para a noite desta sexta-feira (26), sofreu uma importante alteração em sua grade de programações. O show do cantor sertanejo Leonardo, uma das atrações mais aguardadas do evento, precisou ser adiado devido ao cancelamento do voo que transportava a equipe e a produção do artista.
De acordo com comunicados oficiais emitidos simultaneamente pela Prefeitura de Caxias, pelo próprio cantor Leonardo e por seu escritório de gerenciamento, a Talismã Music, a equipe havia se apresentado na noite anterior em Parintins (AM). Em decorrência do imprevisto na malha aérea e de complexidades na logística da turnê nacional, tornou-se inviável a chegada dos profissionais e equipamentos a tempo para a apresentação que encerraria a primeira noite do evento, no Palco Principal.
Em nota oficial conjunta, a assessoria do artista destacou o empenho mútuo: “Apesar dos esforços de Leonardo e da produção local para viabilizar o evento, a logística não permitiu a realização na data original. Leonardo agradece a compreensão e reafirma seu compromisso de reencontrar os fãs na nova data”.
Em pronunciamento em vídeo direcionado à população nas redes sociais, o prefeito de Caxias, Gentil Neto (veja o vídeo abaixo), lamentou o ocorrido e demonstrou sua frustração, ressaltando o esforço fiscal e administrativo da gestão municipal para preparar a festividade. “Nós trabalhamos muito para fazer uma grande abertura do nosso São João. Organizamos toda a estrutura, pagamos o salário dos servidores de forma antecipada, pagamos a primeira parcela do décimo terceiro para que as famílias pudessem vir e fazer desse grande dia um dia ainda mais especial”, afirmou o gestor, pedindo o carinho e a compreensão do público.
Apesar do contratempo com a atração principal, o prefeito anunciou uma nova data: o show foi prontamente reagendado para a próxima segunda-feira, dia 29 de junho. O dia promete uma mobilização ainda maior, combinando as festividades juninas com o apoio ao esporte nacional. “Eu aproveito e faço esse convite especial a você para que juntos nós possamos torcer pela nossa seleção e depois celebrar com o show dele”, destacou Gentil Neto. Nas redes sociais, internautas reagiram de forma compreensiva ao anúncio do prefeito, com comentários afirmando estarem com “a roupa pronta” para segunda-feira.
Programação desta sexta-feira segue mantida no Parque da Cidade
A coordenação do evento enfatizou que a ausência do cantor sertanejo nesta sexta-feira não interrompe o início do São João de Caxias, que se estenderá até o dia 1º de julho no Parque da Cidade. A estrutura, montada para impulsionar a economia local, valorizar a cultura popular e atrair turistas, funcionará normalmente a partir do final da tarde com diversas atrações locais e regionais divididas em quatro espaços temáticos.
Na Vila Junina, o início das festividades ocorre a partir das 18h30 com os shows de Os Veterans, Tribo Maculelê e Os Tropikais. Simultaneamente, às 19h, a Casa do Reggae abre as portas com apresentações do Castelo do Vinil e da DJ Josy Teles. No mesmo horário, o Tablado Cultural celebrará as manifestações folclóricas com as exibições da Dança Flor do Sertão, Dança do Lili, Junina Sai de Baixo e o Boi Encanto de Caxias.
Para fechar a noite no Palco Principal, o público caxiense contará com os shows dos artistas Silsil e Banda e Henry Dantas, mantendo a animação da primeira das seis noites de uma das maiores celebrações juninas do estado.
O 1º Tribunal do Júri de São Luís condenou Maria Eduarda Marques a 21 anos, 11 meses e 26 dias de reclusão por tentar matar a própria mãe, Sandra Maria Marques, por envenenamento. Segundo a denúncia do Ministério Público, as tentativas ocorreram dentro do Hospital Geral da Vila Luizão, onde Sandra estava internada com diagnóstico de atrofia multissistêmica.
Após a condenação, o juiz Gilberto de Moura Lima determinou a expedição de mandado de prisão para o início imediato do cumprimento da pena. Durante a sessão de julgamento, na terça-feira (23), foram ouvidas oito testemunhas, e a ré foi interrogada.
Os jurados condenaram Maria Eduarda Marques por tentativa de feminicídio em contexto de violência familiar. O crime teve ainda qualificadoras pelo uso de veneno e pelo fato de a vítima não ter tido possibilidade de defesa. No caso, o enquadramento como feminicídio foi sustentado pelo Ministério Público por envolver violência familiar contra uma mulher.
Durante os debates no plenário do Tribunal do Júri, o promotor de justiça Agamenon Batista de Almeida Júnior pediu que fossem reconhecidas contra a acusada as agravantes de o crime ter sido cometido contra ascendente, no caso a própria mãe, e contra pessoa enferma, já que Sandra estava hospitalizada na época.
De acordo com os autos, Maria Eduarda estava como acompanhante da mãe e tentou, em duas ocasiões, convencer a equipe do hospital aplicasse medicamentos que teriam sido adulterados com “chumbinho”, nome popular de um pesticida usado clandestinamente no Brasil para matar ratos.
Os episódios teriam ocorrido nos dias 24 e 27 de abril de 2025, por volta das 19h e 9h, respectivamente.
A vítima não morreu porque profissionais de saúde desconfiaram dos frascos entregues pela filha e acionaram a direção do hospital e a polícia. Exames periciais confirmaram posteriormente a presença de substâncias tóxicas nos recipientes.
Após a condenação, o juiz Gilberto de Moura Lima determinou a expedição de mandado de prisão para o início imediato do cumprimento da pena. Durante a sessão de julgamento, na terça-feira (23), foram ouvidas oito testemunhas, e a ré foi interrogada.
Os jurados condenaram Maria Eduarda Marques por tentativa de feminicídio em contexto de violência familiar. O crime teve ainda qualificadoras pelo uso de veneno e pelo fato de a vítima não ter tido possibilidade de defesa. No caso, o enquadramento como feminicídio foi sustentado pelo Ministério Público por envolver violência familiar contra uma mulher.
Durante os debates no plenário do Tribunal do Júri, o promotor de justiça Agamenon Batista de Almeida Júnior pediu que fossem reconhecidas contra a acusada as agravantes de o crime ter sido cometido contra ascendente, no caso a própria mãe, e contra pessoa enferma, já que Sandra estava hospitalizada na época.
O suspeito, de 52 anos, havia dado entrada na unidade de saúde para a realização de exames pré-cirúrgicos quando foi localizado pela polícia.
Na tarde da última terça-feira (23 de junho), a Polícia Civil do Maranhão efetuou a prisão de um homem de 52 anos, identificado pelas iniciais V. S. S., no interior de um hospital localizado no município de Caxias. A ação foi realizada por meio de uma operação conjunta entre a Delegacia Regional de Caxias e a Delegacia de Parnarama.
De acordo com as autoridades policiais, o cumprimento do mandado de prisão decorre de uma ordem expedida pela Comarca de Parnarama, município onde o indivíduo figura como réu em um processo que apura o crime de violência doméstica.
Além disso, a Polícia Civil informou que V. S. S. também é alvo de um inquérito em andamento na delegacia daquela mesma cidade, no qual é investigado sob a acusação de estupro de vulnerável.
A captura ocorreu de forma pacífica no estabelecimento hospitalar, onde o investigado havia se internado no dia anterior com o objetivo de passar por exames pré-operatórios.
Após a detenção e a realização dos procedimentos legais cabíveis na delegacia, a custódia do homem foi transferida para a Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Caxias, onde ele permanecerá detido e à disposição do Poder Judiciário.
Depois da bela vitória contra a Escócia por 3×0, que fez o Brasil terminar em primeiro no Grupo C, a Seleção Brasileira já sabe os dias e horários que irá jogar até uma eventual final em busca do sonho do hexacampeonato.
O primeiro jogo eliminatório será na segunda-feira, 29 de junho, às 14h. Caso avance, o Brasil jogará as oitavas de final no domingo, 5 de julho, às 17h. Nas quartas de final o jogo será no sábado, 11 de julho, às 18h. A eventual semifinal será na terça-feira, 15 de julho, às 16h e a grande final, que esperamos chegar, será no domingo, 19 de julho, às 16h.
Apesar de saber data e horário dos jogos das fases eliminatórias, o Brasil ainda precisará saber quais serão os próximos adversários na caminhada em busca do título que não vem a exatos 24 anos.
A ministra Estela Aranha, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou, em decisão liminar nesta segunda-feira (22), a remoção de vídeo e imagens veiculados por diversos perfis em redes sociais que associam o pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro à operação da Polícia Federal denominada “Unha e Carne”. As postagens também vinculam o político ao crime organizado e a facções criminosas, em especial o Comando Vermelho.
A decisão foi dada na análise de representação eleitoral apresentada pelo Diretório Nacional do Partido Liberal (PL) contra Gleisi Helena Hoffmann, Lindbergh Farias, Guilherme Castro Boulos e Rogério Correia, bem como contra os responsáveis pelos perfis “PT na Câmara”, “Lula conta comigo”, “Brasil pra Frente”, “Anti Bolsonaro Real” e “Lázaro Rosa”, além de Aurilene Monteiro, empresária individual conhecida como “Gata Canhota”, apontada como responsável por perfil de pessoa jurídica em rede social.
No caso, o PL sustenta que o conteúdo publicado foi amplamente difundido em múltiplas plataformas digitais, alcançando elevado número de visualizações, compartilhamentos e interações, inclusive por perfis de grande alcance. Segundo o partido, as postagens teriam o objetivo de construir uma suposta “teia” criminosa, posicionando a imagem do pré-candidato no centro de investigações alheias, com potencial de induzir o eleitorado a erro.
Para a relatora, o conteúdo divulgado extrapola os limites da crítica política admissível, já que as publicações não se restringem à manifestação de opinião ou ao debate público sobre posições políticas. Segundo a ministra, as publicações constroem narrativa que associa o pré-candidato a organizações criminosas, inclusive o Comando Vermelho, sem indicação de qualquer dado concreto, investigação formal ou imputação jurídica que o vincule à operação policial.
De acordo com Estela Aranha, a jurisprudência do TSE é firme no sentido de que a liberdade de expressão no debate político não autoriza a divulgação de imputações graves sem comprovação mínima, sob pena de violação à honra e de comprometimento da normalidade e legitimidade do processo eleitoral.
“A imputação genérica de vínculos com o crime organizado, quando não amparada em dados concretos, caracteriza conteúdo gravemente desinformativo e ofensivo, apto a configurar propaganda eleitoral antecipada negativa”, destacou.
Denise da Silva dos Anjos, apontada como responsável pela avó, foi levada à Delegacia Especial da Mulher. A idosa foi atendida em uma UPA.
Idosa recebeu atendimento médico e psicológico. (Foto: Pixabay/Imagem ilustrativa)
BALSAS – Uma idosa de 79 anos foi resgatada, nessa terça-feira (23), pela Polícia Militar após uma denúncia anônima apontar uma possível situação de abandono e maus-tratos em Balsas. A neta, apontada como responsável pelos cuidados da avó, foi presa.
A idosa foi encontrada debilitada dentro da própria casa e encaminhada para atendimento médico. Ela deu entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em estado grave de desnutrição. Segundo informações, ela recebeu medicação e segue sendo acompanhada por equipes médicas e psicológicas.
Polícia prende neta suspeita em caso de maus-tratos
A neta da idosa, Denise da Silva dos Anjos, foi levada para a Delegacia Especial da Mulher, onde prestou depoimento sobre o caso.
Outro caso: homem é preso suspeito de estuprar a própria mãe idosa em Balsas
De acordo com as investigações iniciais, a vítima possui histórico de Acidente Vascular Cerebral (AVC), condição que a enquadra como vulnerável perante a legislação penal.
Após ser conduzido à Delegacia Especial da Mulher, o investigado foi autuado em flagrante pelo crime de estupro de vulnerável. Segundo a polícia, o homem foi encaminhado ao sistema prisional após a prisão.
Leia a nota da Polícia Civil do Maranhão na íntegra:
A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) informa que, nesta segunda-feira (22), uma equipe da Polícia Militar do Maranhão realizou a prisão de um homem investigado pela prática do crime de estupro de vulnerável, ocorrido no bairro Nova Açucena, no município de Balsas.
De acordo com as informações apuradas, a vítima seria a própria mãe do investigado, uma idosa de 66 anos de idade, que possui histórico de Acidente Vascular Cerebral (AVC).
O caso foi apresentado na Delegacia Especial da Mulher (DEM) de Balsas, onde o suspeito foi autuado em flagrante pelo crime de estupro de vulnerável e, posteriormente, encaminhado para uma unidade prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A vítima foi submetida aos cuidados médicos necessários e, em seguida, encaminhada para ficar sob os cuidados de familiares.
As investigações seguem em andamento com o objetivo de esclarecer integralmente os fatos.